Sem categoria

Ciclo de Palestras marca comemoração pelos 35 anos da CAR

Por em 14/05/2018

Com ampla vivência na execução de ações voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está celebrando, nesse ano de 2018, 35 anos de existência. Para celebrar essa data, foi realizado, nesta segunda-feira (14), a primeira edição do encontro Diálogos CAR 35 anos: conhecendo mais para fazer melhor, que integra um ciclo de palestras que acontecerá todos os meses até o mês de outubro, com temas relacionados ao trabalho realizado pela CAR/SDR.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que os novos desafios que estão sendo lançados para a CAR exigem de todos conhecer mais, tanto o público que a empresa atua, quanto o ambiente ao qual estão sendo inseridas as ações: “O grande objetivo desse ciclo de palestras é nos ajudar a conhecer mais para fazermos cada vez melhor nossas ações.”.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a atuação dos movimentos sociais representativos da agricultura familiar e verificar as especificidades dos biomas existentes no estado da Bahia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Nesse primeiro encontro foi apresentada a trajetória e perspectivas dos movimentos sociais do campo, a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Fetraf), pelo coordenador Rosival Leite e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), pela coordenadora do Elisângela Araújo.

De acordo com o coordenador da Fetraf, Rosival Leite, a federação tem o objetivo de contribuir na qualificação sociopolítica e técnica, nas ações de desenvolvimento e reorganização sindical, desenvolvimento rural e formação de novas lideranças, entre outras iniciativas. Segundo Leite, esse trabalho realizado com a CAR tem sido um aprendizado, especialmente quando se discute o desenvolvimento rural, em conjunto com outras instituições que atuam no campo e outras instituições do poder público municipal, estadual e federal, numa articulação de políticas públicas: “Por isso é tão importante que nos 35 anos da companhia continuemos o diálogo e realizando ações em parceria.

Foram apresentados alguns avanços na elaboração de leis, como a de Convivência com o Semiárido, aprovada da Assembleia Legislativa da Bahia e alguns desafios, a exemplo da ampliação da produção agroecológica; ações que possibilitem a permanência de quem vive no campo; especialmente de jovens favorecendo a sucessão rural; educação no campo; fortalecimento do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Elisângela Araújo, do FBAF, apresentou um breve histórico do Fórum, que realizou, entre outras ações, a articulação para a criação da SDR, um espaço para elaboração e execução de políticas públicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural da Bahia: “A gente sempre celebra essa construção, junto com a SDR e a CAR, que cumprem um papel muito importante e significativo para o desenvolvimento rural, mas é um momento também de fazer um balanço e pensarmos em como queremos os próximos anos desse rural baiano, com a agricultura familiar, com todo o potencial econômico na produção de alimentos na Bahia, sendo valorizada e sendo considerada uma política importante para o Governo”.

O encontro contou com uma apresentação teatral, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com a participação de duas atrizes que trouxeram aspectos da realidade do ambiente de trabalho de uma forma lúdica e descontraída. O encontro contou ainda com a presença de um grupo de bicampeões do time do Bahia, que entregaram uma placa em homenagem ao diretor e sortearam camisas do time.

Reprodução Texto e Fotos: car.ba.gov.br

 

TAGS
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

COMENTE

Elisângela Araújo
Bahia, BR

Agricultora familiar e diretora executiva da CUT Nacional e coord. da CONTRAF BRASIL e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar participa de atividades em defesa da classe trabalhadora e por políticas públicas que tragam a vida digna para o campo.

Facebook
Facebook By Weblizar Powered By Weblizar