Sem categoria

Agradeço a COFASPI por ser parceira no desenvolvimento da Agricultura Familiar

Por em 15/06/2018

Na solenidade que homenageou os 15 anos da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), pela sua atuação na construção de um semiárido justo e rico em biodiversidade, destaquei que são por meio de parceiros como estes que conseguimos transformar em realidade o nosso projeto de desenvolvimento e a defesa da Agricultura Familiar e do semiárido baiano.

A sessão solene ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina-BA e contou com uma Moção de Aplausos pelo reconhecimento dos 15 anos de trabalho, luta e dedicação da cooperativa.

Durante meu pronunciamento falei da importância que a COFASPI tem na vida dos agricultores e agricultoras familiares. É um instrumento que contribui e possibilita o acesso ao conjunto de políticas públicas que são fundamentais para a produção de alimentos e a convivência digna no semiárido. Precisamos de investimento em políticas de acesso à água, educação, infraestrutura entre outros, para realmente viver bem no campo e no semiárido. E, é isso que a COFASPI tem feito ao longo dos anos.

O golpe trouxe muitos impactos para a classe trabalhadora do campo e cidade e os mais prejudicados foram nossos camponeses e camponesas. Nessa conjuntura é essencial fazer a reflexão de quem nos deu visibilidade. E foi justamente nos Governos de Lula e Dilma que vieram estas conquistas com leis reconhecendo a agricultura familiar como categoria profissional e incentivos na produção.

Se hoje a agricultura familiar é capaz de produzir 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira com todos os desafios ainda pela frente, imagina quando alcançarmos os recursos e políticas públicas que de fato precisamos. Já demonstramos que somos capazes.

Vale ressaltar, que o único modelo capaz de produzir alimentos garantindo sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional é a Agricultura Familiar. Então, é desta agricultura familiar que estamos falando.

A COFASPI tem sido coerente neste segmento, garantindo acesso as políticas públicas aos agricultores e agricultoras familiares, como também levando conhecimento e contribuindo com esse setor para que tenha mais visibilidade e oportunidade.

#AgriculturaFamiliar  #Agroecologia  #Cofaspi15Anos

TAGS
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

COMENTE

Elisângela Araújo
Bahia, BR

Agricultora familiar e diretora executiva da CUT Nacional e coord. da CONTRAF BRASIL e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar participa de atividades em defesa da classe trabalhadora e por políticas públicas que tragam a vida digna para o campo.

Facebook
Facebook By Weblizar Powered By Weblizar