Sem categoria

CAR é uma política que atende os princípios da Agricultura Familiar

Por em 18/06/2018

Hoje acompanhei a solenidade de entrega de 5.350 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), aos agricultores e agricultoras familiares do município de Feira de Santana, na Bahia. Na atividade que aconteceu no Sintraf, destaquei que o CAR é uma política alinhada com os princípios da Agricultura Familiar, ou seja, ajuda a preservar o meio ambiente.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) atende uma antiga reivindicação dos movimentos sociais, pois contribui com o modelo de produção de alimentos de forma sustentável, protegendo o meio ambiente. É um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento e regularização ambiental. O certificado também garante aos trabalhadores o acesso aos programas de apoio e fomento à Agricultura Familiar, como as políticas públicas de crédito rural.

O evento contou com a presença de lideranças políticas, sindicais e representantes de diversas entidades ligadas ao desenvolvimento do campo. A entrega foi realizada por meio dos Governos do estado e municipal. O registro permite os órgãos a ter um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

TAGS
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

COMENTE

Elisângela Araújo
Bahia, BR

Agricultora familiar e diretora executiva da CUT Nacional e coord. da CONTRAF BRASIL e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar participa de atividades em defesa da classe trabalhadora e por políticas públicas que tragam a vida digna para o campo.

Facebook
Facebook By Weblizar Powered By Weblizar